Checklist de Plecoptera (Insecta) do Estado do Mato Grosso do Sul, Brasil

Checklist of Plecoptera (Insecta) from Mato Grosso do Sul State, Brazil

 
Lucas Silveira Lecci
Faculdades do Vale do Juruena - AJES, Juína, Mato Grosso, Brasil. ([email protected])

Karina Ocampo Righi-Cavallaro
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, FAENG, Campo Grande, MS. ([email protected])

 

Resumo

Apresentamos aqui uma lista das espécies da ordem Plecoptera encontradas no Estado do Mato Grosso do Sul baseados na literatura até março de 2015. Foram registrados uma família (Perlidae), um gênero ( Anacroneuria) e 10 espécies.

Palavras-chave
Região Neotropical; Anacroneuria; Programa Biota-MS

Abstract

We present here a list of species of the Order Plecoptera found in Mato Grosso do Sul State based on the current literature up to March 2015. One family (Perlidae), one genus ( Anacroneuria) and 10 species are recorded.

Keywords
Neotropical region; Anacroneuria; Biota-MS Program

A ordem Plecoptera é relativamente pequena, quando comparada com outras ordens de insetos, por possuir cerca de 3200 espécies descritas (Stark et al., 2009) em 16 famílias, distribuídas por todos os continentes, exceto na Antártida (Zwick, 2000). No Brasil são conhecidas 170 espécies (Froehlich, 2011a2012Bispo & Lecci, 2012Avelino-Capistrano et al., 2013Bispo & Neves, 2014) em duas famílias. A família Gripopterygidae com quatro gêneros pode ser encontrada desde o sul até as regiões montanhosas do Brasil central, e pelo litoral, até o sul e região central do estado da Bahia, já a família Perlidae pode ser encontrada praticamente por todo o país, também apresentando quatro gêneros (Froehlich, 2012).

Suas ninfas são aquáticas e podem ser encontradas sob pedras em rios e também em qualquer lugar do rio onde exista oxigênio ( Giller & Malmqvist, 1998) e alimento. E os adultos, por sua vez, podem ser encontrados sob vegetação ripária ou voando próximo aos corpos d’água nos quais as ninfas são encontradas.

Os imaturos têm uma grande importância ecológica, apresentando um papel relevante na ciclagem de nutrientes e no fluxo de energia dos riachos. Além disso, a ordem Plecoptera juntamente com Ephemeroptera e Trichoptera são indicadores da qualidade da água devido a sua sensibilidade à poluição (Rosenberg & Resh, 1993).

Até os trabalhos de Froehlich (2007) e Righi-Cavallaro & Lecci (2010) o estado do Mato Grosso do Sul não possuía nenhuma espécie formalmente descrita ou registrada para a região.

Até o momento, para todo o estado do Mato Grosso do Sul, são encontrados apenas representantes de Perlidae, e somente o gênero Anacroneuria, este com dez espécies, sendo oito descritas pra o estado e duas como registros Anacroneuria é o gênero dominante na Região Neotropical, sendo que em alguns locais o único a ocorrer ( Froehlich, 2002).

Acesso à Publicação

Tenha acesso ao artigo completo.